O que significa o trabalho? Um podcast de música pop ajuda a explicar

Por Thiago Ney

Política, sociologia, história. E música pop. Esses temas se embaralham no recém-criado (e ótimo) podcast Beholder Halfway, que faz parte de uma nova plataforma inglesa de rádio e conteúdo online chamada Resonance Extra.

O programa é apresentado por Paul Rekret, um professor de teoria política da londrina Richmond University (e também crítico pop – já escreveu artigos como o papel da crianças no hip hop). O primeiro episódio, que pode ser ouvido aqui, estreou no último dia 3.

À parte a locução nada atrativa de Rekret (afinal, o cara é professor de teoria política), o podcast é diferente de todos os outros sobre música ou cultura pop porque relaciona canções com temas específicos.

Por exemplo, o primeiro episódio tem como assunto o trabalho. Sem cair em academicismos, Rekret reflete sobre como encaramos o trabalho e como este se interpõe à diversão (work hard-play hard). As referências vão desde teoria marxista até livros como “The Last Night: Anti-Work, Atheism, Adventure” (2013; Zero Books), do italiano mezzo anarquista Federico Campagna.

E o que impressiona é o vasto conhecimento musical de Rekret. Neste primeiro episódio, há faixas como “Work It to the Bone”, lançada em 1987 pela dupla LNR e um clássico da house norte-americana, o grime do jovem JME, o electro do Dj Assault e uma preciosidade dos anos 1940: “Early In The Mornin'”, cantada por trabalhadores de plantação de algodão e recuperada pelo colecionador e ativista Alan Lomax (1915-2002).

Que este Beholder Halfway tenha uma vida longa.